Escritora, dramaturga e professora titular da Universidade Federal de Ouro Preto, Guiomar de Grammont é uma das vozes mais reconhecidas da cena literária brasileira. Doutora em Literatura Brasileira pela USP e pós-doutora em Teoria da Literatura pela UFMG, sua trajetória inclui a criação do Fórum das Letras de Ouro Preto e participações em bienais nacionais e internacionais.
Em 2025, Guiomar assina pela segunda vez consecutiva a curadoria da FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, que chega à sua 13ª edição nos dias 15 e 16 de novembro, no Sesc Pompéia. Sua ligação com o evento vem desde 2015, como integrante da equipe de curadoria, sempre em defesa da valorização da literatura negra e da ampliação de espaços para vozes plurais.
Com experiência como curadora em grandes feiras literárias, como as Bienais do Livro do Rio (20027), da Bahia (2011) e de Minas (2008, 2010 e 2025), e eventos internacionais como o Letras em Lisboa (2008 e 2009), a Feira de Livros em Bogotá (2012) e o Salão do Livro de Paris (2015), Guiomar também se destaca por projetos de circulação internacional, como a exposição La Maison de Clarice (2021), em homenagem à Clarice Lispector. Autora de ensaios, contos, romance e poesia, recebeu prêmios como o Casa de Las Américas e o Nacional de Narrativa do Pen-Clube, e tem obras traduzidas para o espanhol, francês e alemão.