A história de Luísa Mahin, figura central para o feminismo negro e mãe do abolicionista Luiz Gama, ganhará um novo e fascinante olhar na 13ª FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra.
Prepare-se para a mesa “Luísa Mahin sob Novas Luzes”, um dos grandes destaques do evento, que acontece nos dias 15 e 16 de novembro, no Sesc Pompéia, na zona oeste de São Paulo.
A mesa contará com a participação da professora Ligia Fonseca Ferreira, da mediadora Dulci Lima e outras convidadas. Elas apresentarão documentos inéditos, provenientes de arquivos públicos, que revelam novas facetas da trajetória de Luísa Mahin.
Essas descobertas recentes não apenas evidenciam o papel central de Luísa Mahin na história e na memória do ativismo negro no Brasil, mas também desconstroem leituras equivocadas sobre sua vida, amplamente difundidas.
A célebre carta de Luiz Gama a Lúcio de Mendonça (1880), onde ele menciona sua mãe, foi revisitada a partir dessas novas luzes. As novas descobertas iluminam aspectos da infância de Gama e a origem de seu pai, confirmando a importância e a força da figura de Luísa Mahin.