Terminam no próximo sábado, 30/10, as inscrições para a 6ª edição do Festival Afrominuto, que faz parte da FlinkSampa. Cada escola poderá inscrever um vídeo em cada categoria: Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e a modalidade Ensino de Jovens e Adultos.
Para se inscrever as escolas devem baixar o regulamento clicando aqui, o formulário I clicando aqui e o formulário II clicando aqui.
Após o preenchimento dos documentos, solicitamos o envio para o seguinte endereço de e-mail: produçã[email protected].
A equipe deve ser formada por um professor orientador e no máximo três alunos. Os vídeos precisam ser produzidos em sala de aula e deverão adequar-se e ser pertinentes ao tema, garantir qualidade da imagem e do som, mostrar criatividade e originalidade na apresentação e no desenvolvimento, entre outros atributos de avaliação.
A Universidade Zumbi dos Palmares vai escolher os quatro vídeos vencedores – um em cada categoria -, que serão conhecidos em evento a ser realizado no Centro de Convenções do Anhembi no dia 22 de novembro.
Com o tema “Vida e Obras de Lima Barreto”, essa edição contará com a participação de mais de cinco mil escolas do Estado de São Paulo, somando cerca de 5 milhões de alunos entre Governo de São Paulo; da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo; do SESI; Colégio Equipe; Campus de Birigui do IFSP – Instituto Federal de Educação; Ciência e Tecnologia de São Paulo e Secretaria da Educação de São Bernardo do Campo.
Sobre o Afrominuto
Organizado pela Universidade Zumbi dos Palmares, o Festival tem como objetivo estimular estudantes a promoverem o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial brasileira e à cultura afro-brasileira por meio de produções audiovisuais que respeitem o Estatuto de Igualdade Racial e a lei que preconiza o estudo da África e do Negro nas instituições de ensino.
Com isso, a intenção é promover o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, leitura, oralidade e produção audiovisual, com criatividade; compreender, criar e usar tecnologias digitais de informação e comunicação de maneira crítica, reflexiva e ética nas práticas sociais para acessar e disseminar informações, resolver problemas, exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva e, assim, colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.