A escritora, roteirista, jornalista pós-graduada em comunicação empresarial e ganhadora do Prêmio Jabuti 2022 na categoria Contos, pelo livro A vestida, é uma das convidadas especiais para participar da mesa 5, intitulada Memória, Identidade e Resistência na Literatura durante a FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra de São Paulo no domingo, dia 17 de novembro, no Sesc Pompeia.
Em seu romance de estreia chamado Água de barrela, ela ganhou o Prêmio Oliveira Silveira de 2015, da Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, e foi menção honrosa do Prêmio Thomas Skidmore 2018, do Arquivo Nacional e da universidade americana Brown University. Atualmente Eliana Alves Cruz é apresentadora do Programa Trilha de Letras, da TV Brasil.
No áudio visual ela foi chefe de sala do seriado Capoeiras, da Disney Star+, integrou a sala de roteiro da série “Anderson Spider Silva”, foi criadora de conteúdo no projeto Narrativas Negras, da Paramount, além de atura como pesquisadora na Rede Globo e na Fox.