Dia do Livro: FlinkSampa 2025 exalta o legado de autoras e autores negros

O dia 29 de outubro marca o Dia Nacional do Livro, uma data de grande relevância que celebra a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810, no Rio de Janeiro, e serve como um importante marco para estimular a leitura no país. O livro e a leitura são ferramentas essenciais para a expansão do conhecimento, o desenvolvimento do pensamento crítico e a conexão com diferentes culturas e histórias, desempenhando um papel fundamental na vida de todas as pessoas e na formação de uma sociedade mais informada e consciente.

Em São Paulo, a celebração da literatura ganha um destaque especial com a 8ª Virada da Consciência, que acontece de 15 a 20 de novembro, com um olhar direcionado aos autores e autoras negras. Dentro desta programação, a 13ª FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra se estabelece como um dos eventos centrais. Realizada nos dias 15 e 16 de novembro no Sesc Pompéia, a FlinkSampa proporciona um palco vital para o debate de obras e a valorização da produção literária afro-brasileira e da diáspora.

Durante a FlinkSampa 2025, diversos livros serão discutidos em mesas e encontros, fortalecendo a importância das narrativas negras. Um dos títulos em destaque é a obra “Com a Palavra, as pretas”, da senegalesa Awa Thiam, que, ao lado de muitos outros livros, reforça o compromisso do evento em dar voz e visibilidade à intelectualidade negra. A FlinkSampa se consolida, assim, como um espaço crucial para estimular a leitura e o reconhecimento da diversidade na literatura brasileira.

Utilizamos cookies para personalizar a sua experiência neste site.
Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.