O cenário literário negro terá destaque na 13ª FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra. Nesta celebração, o Coletivo Caiás de Escritores e Escritoras Negros e Negras, ligado ao CEPRacial da Universidade Zumbi dos Palmares (UZP), realizará seu Sarau Cultural nos dias 15 e 16 de novembro, no Sesc Pompéia, em São Paulo. A FlinkSampa integra a 8ª Virada da Consciência, idealizada pela UZP, reforçando a importância da produção intelectual e artística negra.
O Sarau está agendado para o período da manhã em ambos os dias, prometendo discussões ricas e a celebração da diversidade de gêneros literários.
Programação de Autores e Autoras
Sábado, 15 de novembro (11h às 12h30):
O encontro será mediado por Jorge Luís Felizardo dos Santos, educador e coordenador do Núcleo de Educação Antirracista da UZP. Autor dos livros “Uma Avaliação dos 15 anos da Lei 10.639/2003”, Editora Appris, 2021 e “Lord e Lis: uma jornada em busca da Identidade”. A mesa reunirá autores que transitam entre a literatura, a educação e o jornalismo, evidenciando a pluralidade de temas e formatos.
Participantes:
Conceição Rosa: Professora, escritora e artista plástica, conhecida por obras infantis focadas em identidade. Autora dos livros “O brinquedo mais legal do mundo”, “Tranças”, “O mágico” e junto com amigas, escreveu “É hora de falar do Café Di Preto”.
Edna Pessanha: Jornalista e fundadora da Editora Kriô Comics, pioneira na criação de super-heróis negros como Mano K.
Mariana Vilela: Jornalista, escritora e autora do romance “Compulsão de Clarisse”, pela Penalux/Litteralux.
Simone Botelho: Pedagoga e colunista. Autora dos livros “Aqui no morro tem princesa sim!” e “Kaká: o menino super capoeira”, também é autora da coletânea “Pretinhos e Pretinhas Incríveis” com o conto “Libertando os Crespinhos”.
Domingo, 16 de novembro (11h às 12h30):
O segundo dia terá a mediação de Odair Marques da Silva, professor, pesquisador do CEPRacial-UZP e curador do portal África Atual. Autor dos livros “Atlas Geocultural da África”, “África incrível para as crianças” e “ABC da África”, este em coautoria, entre outros. O debate promete um mergulho na história e na poesia com foco na cultura afro-brasileira e africana.
Participantes:
Aline Soares: Escritora de Literatura Infantil Negra e empreendedora, premiada com o Troféu Raça Negra 2024.
Jura da Silva: Poeta e compositor. Autor dos livros “Segredos da Solidão 1987”, “Pasto dos Chacais 2991”, “Cidadão do Mundo 1999”, “Os Imprescindíveis 2002”, “Sempre Escola 2022” e “35 anos no miolo do miolo em outras palavras 2025”.
Lena Santos: Poeta e escritora. Autora dos livros “O despertar da negritude de uma pérola”, pela editora Versos em Cantos. Em maio de 2024, seu poema “Tornando-me Mulher”, foi incluído na edição de número 45 da coletânea “Cadernos Negros do Quilombo”.
Mércia Magalhães: Atriz, contadora de histórias e escritora. Autora dos livros “Kaya, uma história de representatividade”, “Eu me gosto como eu sou” e “Era uma vez “, uma antologia infantil, que reúne texto de vários autores.
Mônica Sena: Poeta brincante, que aborda a cultura afro-brasileira e o antirracismo de forma lúdica em suas contações de histórias. É autora do livro RECRIANÇAR e tem participação em antologias.
O Sarau Cultural Coletivo Caiás se consolida, assim, como um espaço vital para a divulgação e a crítica da literatura feita por autores negros no país.
Serviço:
Sarau Cultural Coletivo Caiás na FlinkSampa 2025
Sábado (15/11) e Domingo (16/11), das 11h às 12h30
Sesc Pompéia – São Paulo
Mais Informações: Acompanhe o coletivo via Instagram: @caias.coletivoliterario