Coletiva de lançamento da Virada da Consciência 2025 destaca a participação da FlinkSampa

Na manhã de segunda-feira, 15 de setembro, aconteceu a coletiva de lançamento da Virada da Consciência 2025, evento nacional realizado pela Universidade Zumbi dos Palmares, que este ano celebra os 80 anos de vida e obra da cantora, compositora e política Leci Brandão. A programação multicultural, que vai de 15 a 20 de novembro, conecta educação, cultura, economia, empreendedorismo, arte e esporte, reunindo diversos setores da sociedade em prol da valorização da cultura afro-brasileira e da promoção da equidade racial.

Prof. Dr. José Vicente é reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, e idealizador da Virada da Consciência e da FlinkSamoa

O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, Dr. José Vicente, que também é idealizador da Virada da Consciência e da FlinkSamoa, ressaltou a importância do evento:

“A Virada da Consciência não é só das pessoas negras, é de todos os brasileiros. Esse trabalho destaca o quanto a união entre pessoas e instituições é capaz de promover mudanças extraordinárias em todas as dimensões sociais.”

A FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra , que chega à sua 13ª edição, faz parte dessa programação e tem um papel central na promoção da literatura negra e no estímulo ao protagonismo de autores que abordam questões raciais. Em sua fala, Guiomar de Grammont, curadora da FlinkSampa e do Congresso de Educação Antirracista, destacou:

Guiomar de Grammont é escritora, editora, dramaturga, historiadora e filósofa brasileira e curadora da 13° FlinkSampa

“A FlinkSampa foi criada para valorizar a literatura negra, estimular o protagonismo de autores que tratam das questões raciais e descobrir novos talentos. Por essa razão, este ano estamos lançando o Prêmio Zumbi dos Palmares, voltado para jovens autores negros. A FlinkSampa mobiliza milhares de escolas, incentiva estudantes a pesquisarem e produzirem conteúdos sobre personalidades negras, além de reunir debates, lançamentos de livros e atividades culturais. A cada edição, buscamos formar leitores críticos e conscientes da importância do legado afro-brasileiro.”

Além das atividades literárias, a Virada da Consciência 2025 contará com uma série de ações culturais e educativas, como o 10º Festival Afrominuto, o 14º Congresso de Educação Antirracista, o 4º Concurso Samba no Pé, o 4° Fórum de Equidade Racial e a tradicional Caminhada e Corrida da Consciência no Dia Nacional da Consciência Negra.

A FlinkSampa reforça, a cada ano, a missão de fomentar a literatura negra, formar leitores críticos e valorizar o legado cultural afro-brasileiro, conectando educação e cultura com experiências práticas e debates significativos para toda a sociedade.

Utilizamos cookies para personalizar a sua experiência neste site.
Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.