13ª FlinkSampa inaugura oficialmente, no Sesc Pompéia, a 8ª Virada da Consciência

Cerimônia contou com a participação do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, Dr. José Vicente; a curadora da 13ª FlinkSampa, Guiomar de Grammont; e o diretor da Câmara Brasileira do Livro, Jonatha Abel dos Santos

A 13ª FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra abriu neste sábado (15), no Sesc Pompéia, a jornada de saberes, encontros e experiências da 8ª Virada da Consciência, o maior festival de consciência negra da América Latina, que movimenta a cidade de São Paulo de 15 a 20 de novembro com uma rica programação  espalhada em diferentes espaços culturais.

A mesa de abertura oficial contou com a participação do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, Dr. José Vicente; a curadora da 13ª FlinkSampa, Guiomar de Grammont; e o diretor da Câmara Brasileira do Livro, Jonatha Abel dos Santos. O evento deste ano tem como grande homenageada a cantora, ativista, sambista, deputada estadual e compositora Leci Brandão, a grande estrela de toda a programação da 8ª Virada da Consciência.

A curadora da 13ª FlinkSampa, Guiomar de Grammont, destacou que o grande tema desta edição são as mulheres. “As mesas de debates reforçam estratégias de combate à invisibilidade ao trazer à tona narrativas de resistência, empoderamento e recomposição da identidade negra. O evento é um espaço central para que vozes diversas inspirem futuras gerações, inclusive no sentido da promoção da liberdade de expressão e do fortalecimento da democracia”.

Jonatha contou que a participação na mesa de abertura da 13ª FlinkSampa representou um novo momento em sua trajetória. “É a minha primeira oportunidade de participar de uma mesa. Só estou aqui neste evento importante porque a minha mãe Aparecida dos Santos, que está na primeira fileira, sempre batalhou para que a gente estudasse”, celebrou o diretor da CBL, apontando que o evento é fundamental para ampliar vozes, fazer reparações históricas e ensinar a olhar para o Brasil por perspectivas silenciadas por muitos anos.

“O nosso compromisso é valorizar a diversidade de vozes que constroem a literatura nacional, como a de Ana Maria Gonçalves, Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior, dentre tantos outros que se esforçam, através de suas obras, para que a nossa cultura seja reconhecida. A leitura fortalece a identidade afro-brasileira e o nosso compromisso com a democratização do acesso. Temos o desafio de transformar o Brasil em um país de leitores, o que só será possível com políticas públicas e bibliotecas vivas. A FlinkSampa é um espaço vital para a construção desse país mais justo e consciente da própria história”.

Dr. José Vicente celebrou mais uma FlinkSampa no Sesc Pompéia, casa que sediou a primeira edição do evento. “Teremos encontros especiais aqui nesses dois dias para falar de literatura, cultura, educação e da virada da consciência, de mentalidade. Quero agradecer a Flavia Carvalho, que nos acolhe com tanto carinho nesta casa tão bonita e por essa parceria que já soma 20 anos de história e transformações. Agradeço aos nossos patrocinadores TV Globo, Sesc, Volvo, Grupo Carrefour Brasil, Caixa, Ministério da Cultura e escritores e escritoras que fazem este evento brilhar”.

O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares lembrou que a literatura é uma arma poderosa. “A FlinkSampa e toda a Virada da Consciência são resultados de um processo histórico, cultural e de libertação construído por tantos heróis anônimos que trabalharam e trabalham para a possibilidade de ter um mundo de livres e iguais, com todas as histórias contadas, aplaudidas e valorizadas. Isso nos inspirou a construir um conjunto de ações para convocar a todos e depois construir ações ampliar essa mentalidade”.

“A virada da consciência é uma ferramenta de transformações profundas. A edição deste ano celebra as mulheres e uma que é síntese de todos nós: Leci Brandão, uma pioneira que sempre lutou pelos direitos humanos e populações invisibilizadas. Leci Brandão é fantástica. Foi a primeira mulher a integrar a ala de compositores da Escola de Sampa Estação Primeira de Mangueira. Escreveu e cantou contra a discriminação. Aos 81 anos, vamos dizer muito obrigado por ela ter persistido, enfrentado e sido vitoriosa para inspirar cada um de nós”, ressaltou Vicente.

Durante a abertura da 13ª FlinkSampa, Vicente anunciou abertura das inscrições para o Prêmio Zumbi dos Palmares de Literatura, a mais nova ação da Virada da Consciência para compor a festa literária e abrir os caminhos para valorizar e descobrir novos talentos negros da literatura. “É mais uma ação para tornar o livro e o conhecimento democráticos e acessíveis a todas as pessoas. Podemos construir o mundo que quisermos, e será mais fácil se estivermos juntos”.

Utilizamos cookies para personalizar a sua experiência neste site.
Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.