O gênio da literatura brasileira, Machado de Assis, pode finalmente conquistar seu espaço de honra na capital francesa. A 13ª FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, promove esse debate fundamental, que conta com a iniciativa da Academia Brasileira de Letras (ABL).
A primeira mesa do domingo, intitulada “Machado de Assis: um escritor negro em Paris”, discute parte de uma ausência histórica: o “Square d’Amérique Latine”, criado em 1936 e dedicado a intelectuais e personalidades latino-americanas, não tem nenhuma homenagem ao Brasil.
A Academia Brasileira de Letras (ABL) pretende mudar esse quadro a partir de 2025, iniciando esforços para que o busto de Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura mundial e figura central para o reconhecimento da cultura negra no Brasil, ocupe esse espaço de destaque.
O debate contará com a presença de especialistas com profundo conhecimento nas relações diplomáticas e culturais entre Brasil e França:
Godofredo de Oliveira Neto: Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), trará a perspectiva da instituição sobre a iniciativa.
Suzete Kourilandski: Ativista Brasileira de Direitos Humanos e Doutoranda na Universidade de Picardie Jules Verne, na França.
Jean-Jacques Kourilandski: Diretor do Observatório Fundação Jean Jaures, em Paris, oferecendo o panorama francês para a homenagem.
A 13ª FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra compõe a 8ª Virada da Consciência idealizada pela Universidade Zumbi dos Palmares (UZP), que acontece nos dias 15 e 16 (sábado e domingo) de novembro, das 11h às 18h, no Sesc Pompéia, em São Paulo.
Serviço:
13ª FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra
Dias 15 e 16 de novembro (sábado e domingo), das 11h às 18h
Mesa 1: dia 16 (domingo, às 13h30).
Sesc Pompéia (r. Clélia, 93 – Água Branca – São Paulo -SP).