14º Congresso de Educação Antirracista!
A educação antirracista é a principal forma de combater toda e qualquer expressão de racismo na escola e nos territórios.
Essa ação é realizada através do reconhecimento e valorização das várias contribuições dos afro-brasileiros, em todas as áreas do conhecimento.
As mulheres desempenham um papel fundamental na promoção da educação antirracista, pois são frequentemente as principais responsáveis pela transmissão de valores e conhecimentos dentro das famílias e comunidades.
A luta contra o racismo é profundamente interligada com as questões de gênero, e muitas mulheres, especialmente aquelas de grupos marginalizados, enfrentam a opressão.
Ao engajar-se em práticas educativas que promovem a diversidade, a inclusão e o respeito, essas mulheres não apenas desafiam estereótipos raciais, mas também inspiram as novas gerações a respeitar e valorizar a pluralidade cultural.
Assim, a educação antirracista torna-se uma ferramenta poderosa nas mãos das mulheres, capacitando-as a reivindicar seus direitos e a construir sociedades mais justas e igualitárias.
Por essa razão, é fundamental o papel que a Universidade Zumbi dos Palmares desenvolve na discussão destes temas há mais de dez anos, o qual se consolida no 14° Congresso de Educação Antirracista, que irá se realizar na Universidade Zumbi dos Palmares no dia 17 de novembro de 2025.
O Congresso terá formato presencial e tem como objetivo promover a produção, circulação e divulgação científica e cultural pós-colonial e decolonial, com ênfase nas temáticas africanas, afro-diaspóricas e indígenas, relacionadas às questões de gênero.
O evento incentiva a inovação, troca e produção de conhecimento entre pesquisadores(as), professores(as) e estudantes da rede de ensino, graduação e pós-graduação e movimentos sociais e coletivos negros, africanos e indígenas.
Visamos desse modo, reunir pessoas diversas que produzem conhecimentos e práticas transformadoras no campo das Ciências Humanas e da Educação, dentro dos seguintes subtemas:
- Imaginário e Narrativas de Resistência e Transformação Social
- Práticas Pedagógicas Inclusivas, Construção e Continuidade das Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil: Cotas e Ações Afirmativas.
- Literatura Negra e Literatura Periférica.
- Tradições Linguísticas, Religiosas e Culturais Decoloniais.
Serão realizadas mesas de Debates, Conferências e simpósios temáticos.
SALA 01 – Imaginário e Narrativas de Resistência e Transformação Social
Mediador: Prof. Dr. ESTEVÃO SILVA
COMUNICAÇÕES
Uma Dor Preta e Feminina: Educação, Gênero e Desastres Socioambientais.
Cristiana Marinho da Costa (PIEC – USP)
Resistências, desafios e avanços na implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais na Rede Municipal de Sorocaba (SP)
Erika Fernanda Monteiro de Carvalho – Mestre UFSCar
Mulheres negras periféricas e o poder das narrativas: resistências epistêmicas à colonialidade da mensuração.
Yoná dos Santos (PROLAM/USP)
Inteligência Artificial, Representação Racial e Colonialidade.
Rodrigo dos Santos – Sistemas Sistêmicos de IA
SALA 02 – Práticas Pedagógicas Inclusivas, Construção e Continuidade das Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil: Cotas e Ações Afirmativas.
Mediadora: Profa. PATRICIA BRASIL CLAUDINO
COMUNICAÇÕES
A utilização da Lei 10.639/03 no Componente Curricular Língua Inglesa
Profa. Ana Gilda Leocádio (EMEF Prof. Nelson Pimentel Queiroz)
Amílcar Cabral Educação e o Legado
Leonel Vicente Mendes (Guiné-Bissau) – Pesquisador e Escritor
Educação Infantil Antirracista: da militância à prática pedagógica
Tatiane dos Santos – Licenciatura UniSantana
Aquele Ali Passou por cota?
Mayara Xavier Rodrigues (USP)
Formar para a Ética e o Cuidado: O compromisso antirracista na Psicologia
Debora Elianne Rodrigues de Souza (PUC-SP)
Da palavra ao ato: apropriação da literatura infanto-juvenil em sala de aula para fomentar as relações étnico-raciais através da leitura.
Helen Cypriano – Licenciatura USP
Entre Vozes e Práticas: Caminhos para uma Escola Antirracista
Anelise Silveira Cardoso (URGS)
SALA 03 – Literatura Negra e Literatura Periférica.
Mediador: Prof. Dr. AMILTON JESUS DOS SANTOS
As fronteiras do conhecimento e a presença negra na pesquisa brasileira: relatos do CEPRACIAL
Mediador: Prof. Ms. Jorge Luís Felizardo dos Santos, Prof. Dr. Cláudio Marques da Silva, Prof. Dr. Amilton Jesus dos Santos, Profa. Rosimeire Faustina Maria dos Santos e Prof. Rodrigo dos Santos
Participação Especial:
Profa. Dra. Eliane Gonçalves
Vice-Reitora da UNILAB
COMUNICAÇÃO
“Lord & Lis: a literatura como prática pedagógica para a superação do racismo educacional à luz do ‘Fascismo da Cor’.”
Jorge Luís Felizardo dos Santos – Mestrado USP
A formação antirracista e decolonial à luz do letramento racial crítico
Elaine Regina Chagas Santos – Mestrado IFSP
Literatura intercultural – Indígena, Negro-Brasileira e Africana na formação do professor.
Silvania Francisca de Jesus – Doutorado USP
Coautora: Profa. Dra. Ana Maria Saul
Literatura Negra e Literatura Periférica
Joaquim Alfredo Bento Matusse – Mestre
SALA 04 – Tradições Linguísticas, Religiosas e Culturais Decoloniais.
Mediadora: Profa. Mestre BEATRIZ MAGRANI SAMPAIO
Projeto África no Ensino Infantil: Cultura, Música e Ancestralidade.
Jessica Camargo – Profª
Sementes de Axé: Infâncias que Florescem na Ancestralidade “O território como solo fértil para o brincar, o aprender e o resistir.”
Joyce Araújo – Profª
Teatralidades da América Ladina: Teatros Afro brasileiros.
Profa. Dra. Gina M. Monte Aguilar (Unicamp)
Representações de gênero na arte e cultura da Pequena África: Mulheres como agentes de mudança.
Santa Ernestina Ramalho dos Santos – Mestrado Unicamp
Racismo Estrutural e Saúde Mental de Meninas Negras.
Silvana Cristina do Nascimento Godoi – Graduado
A Pedagogia do Hip Hop influenciando a Aprendizagem de Estudantes que requerem ações de Equidade na Atualidade – Século XXI
Karen Horácio – Mestrado Educação Unesa RJ