13° CONGRESSO DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
A educação antirracista é a principal forma de combater toda e qualquer expressão de racismo na escola e nos territórios.
Essa ação é realizada através do reconhecimento e valorização das várias contribuições dos afro-brasileiros, em todas as áreas do conhecimento.
Ela é revolucionária, no sentido em que busca a supressão das relações étnico-raciais hierarquizadas e promove a divulgação de pesquisas sobre diversos temas relacionados às clivagens coloniais que ainda persistem fortemente, no Brasil atual, na busca de sua superação, para termos uma sociedade mais igualitária e inclusiva. Por essa razão, é fundamental o papel que a Universidade Zumbi dos Palmares desenvolve sobre esse tema há mais de dez anos, o qual se consolida agora, no 13° Congresso de Educação Antirracista, que irá se realizar na Universidade Zumbi dos Palmares nos dias 18 e 19 de novembro de 2024.
O Congresso terá formato presencial e tem como objetivo promover a produção, circulação e divulgação científica e cultural pós-colonial e decolonial, com ênfase nas temáticas africanas, afro-diaspóricas e indígenas. O evento incentiva a inovação, troca e produção de conhecimento entre pesquisadores(as), professores(as) e estudantes da rede de ensino, graduação e pós-graduação e movimentos sociais e coletivos negros, africanos e indígenas.
As pessoas interessadas em participar apresentando comunicações têm até o dia 20 de outubro para enviar suas propostas. O tema geral será:
Zumbi dos Palmares – Resistência e Inclusão
Considerado um dos mais importantes líderes de nossa história, Zumbi governou o maior quilombo do país. Defendeu a liberdade de culto religioso e a prática das culturas africanas no país no século XVIII, tornando-se o símbolo de uma Educação Antirracista para Resistência e Inclusão dos negros na sociedade brasileira.
Visamos, desse modo, reunir pessoas diversas que produzem conhecimentos e práticas transformadoras no campo das Ciências Humanas e da Educação a partir da problemática da Educação Antirracista, dentro dos seguintes subtemas:
- Imaginário e narrativas de resistência e transformação social
- Combate à prevalência de uma estética dominante, em busca da inclusão e promoção da diversidade.
- Inclusão e protagonismo de pessoas negras para a sustentabilidade social e ambiental.
- Construção e continuidade das políticas públicas de promoção da igualdade racial no Brasil: cotas e ações afirmativas.
- Literatura Negra e Literatura Periférica.
- Diáspora e migrações, ontem e hoje.
- Tradições linguísticas, religiosas e culturais decoloniais.
Serão realizadas Rodas de Conversa (mesas redondas), Diálogos Contemporâneos (conferências) e simpósios temáticos. Os interessados podem inscrever-se pelo seguinte link:
Profª Drª Guiomar de Grammont
https://guiomardegrammont.wordpress.com/
Curadora