TERESA CÁRDENAS​

TERESA CÁRDENAS

É escritora, atriz, contadora de histórias e assistente social. É membro da Associação de Escritores da União de Escritores e Artistas de Cuba. Recebeu vários prêmios que a creditam como una das vozes mais relevantes da literatura para crianças e jovens em Cuba, entre os quais se destacam:

Cartas para a minha mãe – Prêmio David, 1997; Prêmio da Asociación Hermanos Saíz, 1997; Prêmio Nacional da Crítica Literaria, 2000. Publicado em Cuba, Canadá, Estados Unidos, Suécia e no Brasil pela Pallas Editora.

Cachorro velho – Prêmio Casa de las Américas, 2005; Prêmio de la Crítica Literaria, 2006; Prêmio La Rosa Blanca. Publicado em Cuba, Canadá, Estados Unidos, Suécia, Coreia do Sul e no Brasil pela Pallas Editora.

Os livros acima foram adotados em programas de leitura em escolas brasileiras públicas e privadas. Seus contos aparecem em diferentes antologias em Cuba e em outros países. Sua obra foi estudada em diversas ocasiões para desenvolvimento de ensaios literários e teses universitárias em Cuba, Estados Unidos, Colômbia, Venezuela e Brasil. Teresa mora em Havana e tem três filhos.