SOBRE

O Festival AfroMinuto – FLINKSAMPA tem por objetivo o estímulo da cultura negra por meio da produção audiovisual realizada por alunos/as da rede de ensino pública e privada de São Paulo. Em sua terceira edição, o Festival homenageia a vida e a obra do escritor Machado de Assis. Esta iniciativa visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo.

Desta forma, valoriza a Educação para as Relações Étnico-Raciais a partir do proposto pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira na Educação Básica. Neste estão estabelecidas as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Assim, é importante que todas as instituições de ensino conheçam estas diretrizes para que avancemos no sentido de termos uma sociedade sem racismo e com mais equidade.

Cada escola pública e privada da cidade de São Paulo poderá inscrever apenas um vídeo em cada categoria, produzido por uma equipe formada por um professor ou educador responsável e até 3 (três) alunos. As categorias são:

– Ensino Fundamental Anos Iniciais
– Ensino Fundamental Anos Finais
– Ensino Médio

Os vídeos devem ter, no máximo, um minuto de duração, sem contar os créditos. As imagens podem ser captadas por meio de aparelhos de telefone celular ou câmeras domésticas com boa qualidade de imagem e som.

A inscrição é gratuita e estará aberta no período de 23 de setembro a 18 de outubro de 2019.

Vencedores do Festival AfroMinuto

FLINKSAMPA 2017
Viver diferente é inteligente e Racismo é proibido
Vencedor Categoria Ensino Fundamental (anos iniciais)

Escola SESI, do Jardim Nova Suíça (CE 005)

Sou negro sim, e daí?
Vencedor Categoria Ensino Fundamental

Escola Estadual D. Benedita Freire de Macedo (SJC)

Liberdade de Expressão
Vencedor Categoria Ensino Médio

Fundação Bradesco, de Osasco

FLINKSAMPA 2016
Todos Contra o Preconceito
Vencedor Categoria Ensino Infantil
Cartas aos Caçadores de Leão
Vencedor Categoria Ensino Fundamental
Negritude em Primeira Pessoa
Vencedor Categoria Ensino Médio