Manto Costa

MANTO COSTA

Marco Antônio Cardoso da Costa, mais conhecido como Manto Costa, nasceu em 13 de abril de 1960, na cidade do Rio de Janeiro. Jornalista por formação, estudou História na UERJ, onde também fez pós-graduação em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública. Trabalhou por dez anos no Jornal do Brasil, onde ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo em equipe, por ocasião do sesquicentenário de Machado de Assis. Atuou ainda nos jornais O Globo, O Dia e JB Online. Desde 2003, é assessor de comunicação da Prefeitura do Rio de Janeiro. Sua estreia na literatura deu-se em 1997, quando lançou o romance, Meu caro Júlio – A face oculta de Julinho da Adelaide, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Atualmente esgotado, o livro aborda os tempos sombrios da repressão política vividos durante a ditadura de 1964 devendo ganhar em breve nova edição.

Manto Costa é um dos autores da antologia Terras de palavras, lançada em 2004, onde se destacou com o conto “O estranho Miles”. Essa obra, que reúne escritores negros como Nei Lopes, Marcio Barbosa, Cuti, Lande Onawale e a porto-riquenha Maíra Santos-Febres, já chegou aos 30 mil exemplares vendidos. Seu trabalho é reconhecido em verbete no Dicionário literário afro-brasileiro, de Nei Lopes, que aponta o autor como “uma das boas revelações da literatura brasileira na atualidade”.

Seu lançamento mais recente, Circo de Pulgas, foi escolhido em seleção realizada pela Biblioteca Nacional e pelo Ministério da Cultura. Em vista disso, quarenta por cento da tiragem de quatro mil exemplares foi destinada a escolas e bibliotecas de todo o país. Com um realismo que não descarta o humor e a ironia, Circo de pulgas reúne contos ambientados em cenários cariocas como a Lapa, a Pedra do Sal e o subúrbio carioca – ambientes ideais para o enfoque de personagens que vivem à margem, tecendo histórias pelas ruas, becos e bares da capital fluminense.

Manto Costa tem participado de diversos eventos literários e debates em todo o país, ocasiões em que discorre sobre a literatura da diáspora negra. No momento, trabalha na construção de seu novo romance, Angola janga.