Homenageada
rUTH GUIMARÃES
Ruth Guimarães Botelho foi uma poetisa, cronista, romancista, contista e tradutora brasileira. Foi a primeira escritora brasileira negra que conseguiu projetar-se nacionalmente desde o lançamento do seu primeiro livro, o romance Água Funda, em 1946.
Por suas obras cheias de representatividade cultural e todo seu trabalho de resgate da linguagem bem brasileira, em 2008 (aos 88 anos, seis antes de sua morte), Ruth foi eleita para ocupar a cadeira número 22 da Academia Paulista de Letras.

Biografia
Ruth Guimarães Botelho (Cachoeira Paulista, 13 de junho de 1920 – Cachoeira Paulista, 21 de maio de 2014) foi uma poetisa, cronista, romancista, contista e tradutora brasileira.
Foi a primeira escritora brasileira negra que conseguiu projetar-se nacionalmente desde o lançamento do seu primeiro livro, o romance Água Funda, em 1946.
Com dez anos de idade, publicou os seus primeiros poemas em jornais da terra natal. Com 18 anos mudou-se para a cidade de São Paulo, onde se formou em Filosofia pela USP. Profissionalizou-se como jornalista e colaborou assiduamente na imprensa paulista e carioca, além da seção permanente que manteve durante vários anos na Revista do Globo, de Porto Alegre. Escreveu crônicas para grandes jornais como Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Tinha uma coluna semanal de crônicas no jornal Valeparaibano, de São José dos Campos. Ruth Guimarães foi eleita no dia 5 de junho de 2008 para ocupar a cadeira número 22 da Academia Paulista de Letras. Em 1972 Ruth Guimarães fundou e presidiu em Cachoeira Paulista a Academia Cachoeirense de Letras (atual Academia Cachoeirense de Letras e Artes, ACLA), primeira academia de letras da região valeparaibana. Era madrinha da Academia de Letras de Lorena, dando posse aos membros em 16 de agosto de 2009.
Bibliografia parcial
- Água Funda. Porto Alegre, Edição da Livraria do Globo, 1946
- Os Filhos do Medo. Porto Alegre, Editora Globo, 1950
- Mulheres Célebres. São Paulo, Editora Cultrix, 1960
- As Mães na Lenda e na História. São Paulo, Editora Cultrix,1960
- Líderes Religiosos. SãoPaulo, Editora Cultrix, 1961
- Lendas e Fábulas do Brasil. São Paulo, Editora Cultrix, 1972
- Dicionário de Mitologia Grega. São Paulo, Editora Cultrix, 1972
- O Mundo Caboclo de Valdomiro Silveira. Rio de Janeiro, Livraria José Olympio Editora/Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo do Estado de São Paulo/Instituto Nacional do Livro,1974
- Grandes Enigmas da História. São Paulo, Editora Cultrix,1975
- Medicina Mágica: as simpatias. São Paulo, Global Editora,1986
- Lendas e Fábulas do Brasil. SãoPaulo, Círculo do Livro,1989
- Crônicas Valeparaibanas. São Paulo, Centro Educacional Objetivo/Fundação Nacional do Tropeirismo,1992
- Contos de Cidadezinha. Lorena,Centro Cultural “Teresa D’Ávila”, 1996
- Calidoscópio – A Saga de Pedro Malazarte. São José dos Campos, JAC Editora, 2006.
- Histórias de Onça. São Bernardo do Campo, Usina de Idéias Editora, 2008. Volume I do Projeto Macunaíma.
- Histórias de Jabuti. São Bernardo do Campos: Usina de Idéias Editora, 2008. Volume II do Projeto Macunaíma.
- Colaboração na revista luso-brasileira Atlântico.