Realizado pela Faculdade Zumbi dos Palmares, o Seminário faz parte da programação da FLINKSAMPA 2018 e já tem confirmadas as presenças do prof. dr. Clifford Jaylen Louime, da Universidade de Porto Rico, prof. dr. Joseph Jones, da Florida Agricultural and Mechanical University (FAMU), profa. dra. Lucilene Reginaldo, da Unicamp, profa. dra. Maria Helena Pereira Toledo Machado, da USP, profa. dra. Raquel Nascimento Dias, coordenadora geral de Educação para as Relações Étnico Raciais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Governo Federal, as escritoras Conceição Evaristo e Guiomar de Grammont, a dra. Carmen Dora , presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB – SP, entre outros.

Tendo como tema central A Memória do Negro na Arte, Literatura e Produção Acadêmica, o Seminário deste ano vai debater também o Currículo, Formação de Professores e Produção de Material Acadêmico e Didático para o Ensino da História da Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica e no Ensino Superior; Intelectualidade Negra e a Produção do Conhecimento Científico; a Trajetória do Negro na Produção da Literatura Brasileira; a Contribuição Negra à Arte Brasileira e Mundial; As Políticas Sociais e Violência de Gênero: uma análise sobre violência de gênero em relação à mulher negra – O caso Marielle Franco; e Ações Afirmativas e a Lei 10.639/03, que determina o inserção da cultura afro-brasileira no ensino básico.

Dentro das atividades do Seminário estão oficina de Ternas e Capoeira e apresentação da peça O diário de Bitita (A Vida de Carolina de Jesus), dia 21 de novembro, 20h30, no Anfiteatro.

Em breve teremos as mesas e oficinas formadas para divulgação.

SERVIÇO

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MEMÓRIA DO NEGRO NA ARTE, LITERATURA E PRODUÇÃO ACADÊMICA

Data: 19 a 21 de novembro

Local: Faculdade Zumbi dos Palmares

Av. Santos Dumont, 843 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01101-000

Telefone (11) 3325-1000 – Ramal 135/138